Email

Webmasters:
Wanderlino Arruda
Djalma Souto




 

Alegria na Natureza

Mais cedo que de costume, Olímpia me acordou bem antes das seis, e me disse que estava chovendo. Queria saber se eu havia apanhado a roupa lavada do arame, como me pedira ontem à noite, depois que eu tinha chegado da Faculdade. Marido exemplar, certas horas, respondi afirmativamente e me recordei de uma alegre sensação de paz, do carinhoso cheirinho de roupa lavada, tão grato à vida em família. Todos nós, mortais, pensei, devíamos cantar diariamente um hino de louvor às lavadeiras, criaturas que nos permitem o conforto da limpeza e do bem-estar. Ótimo, acordar assim. Nada melhor do que a felicidade, principalmente de manhãzinha...
De pé, volto ao quintal, manhã já clara, embora a névoa de chuva, cheiro de chuva, festa de primeiras chuvas. Tudo bem, só havia esquecido, no arama, algumas toalhas, do lado mais escuro, onde o holofote nada me mostrara durante a noite. Mais, só alguns jeans da garotada, que ainda bem molhados, deixei lá de propósito.
A esta altura, tudo estava pingando água, translúcidas gotas de início de estação, generosas, bonitas, merecedores de gratidão nossa e da natureza. Um espetáculo, que se não tão interessante para a dona de casa, para mim - sonhador - um encanto de poesia! Mais uma vez, tudo bem com a vida...
Uma vez, não sei porque, no meio de uma conversa de escritório, Pedro Narciso, falando de maravilhas da vida de fazenda, comentou sobre a quase lubricidade com que o gado acorre aos primeiros brotos, às primeiras flores de primavera. Uma pontinha de capim, por menor que seja, é uma festa. Um galhinho, mesmo às alturas, é um motivo de esforços instintivos, com pescoços esticados, línguas salivadas de desejo, buscando um novo sabor de pasto verdejante, como que uma saudade criada e recriada pelos meses de secura e magreza. São cenas gratificantes, o animal demonstra alegria, o homem o vê assim, e, mesmo sem misticismo, agradece a Deus a recompensa na recomposição do cenário em novo colorido, verde escuro substituindo o amarelo-palha, amarelo cinza, cor viva substituindo tons desbotados, o poeirento.
Em poucos minutos, de pé, olhando a chuva, remoendo experiências, construo o quadro dessa crônica. Feliz, muito feliz, rendo graças pela visão de transcendência, o poético, o artístico, o real que o momento me ofereceu. Volto e dou um muito obrigado também à minha mulher pelo presente do muito cedo me despertar... Afinal, existem momentos melhores e mais gratos do que os da felicidade?

 

 

AMAR
Wanderlino Crônicas
Wander Poesias
Ebooks
Academia de Letras
Aclecia
Automovel Clube
Charme
Elos Clube M. Claros
Esperanto
Espiritismo Online
Folclore Brasil
Fundacao Marina
História de M. Claros
História M. Claros
IHGMC
Links Espíritas
Literature
Montes Claros
Poema Virtual
Poetry Poem
Rotary Club
Tripod

Wanderlino
Wanderlino.net