Email

Webmasters:
Wanderlino Arruda
Djalma Souto




 

A fraternidade do esperanto

Wanderlino Arruda

Tudo já estava preparado, em Campinas, para um grande encontro de fraternidade e de grande alegria. Mais de trezentas inscrições antecipadas haviam chegado de todo o Brasil e, curiosamente, também da Argentina, do Uruguai, do Peru e da Colômbia. Da Bahia, mais de quarenta, a maioria da cidade do Salvador. De Montes Claros quase Bahia, méis dúzia. Pela primeira vez, o Esperanto-Klubo Montes Claros comparecia a um Congresso Brasileiro de Esperanto, embora o penúltimo tenha acontecido em Minas Gerais, na velha cidade de Ouro Preto. Gente demais, principalmente na manhã quente de julho, quando mais uns cento e cinqüenta falantes da língua internacional preenchiam os últimos pedidos de participação: professores, estudantes, literatos, artistas, jovens e velhos, convencionalmente proibidos de falar em outra língua que não fosse a criada pelo gênio de Zamenhof.
Eu não conhecia ainda a professora Elvira Fontes, secretária geral e dínamo do congresso. Só pelo telefone, falado algumas vezes, e, como parece, maior amizade e admiração não podia haver, diante da simpatia e da bondade que ela sempre deixou expandir. Velha mestra, escritora, dicionarista, Dona Elvira Fontes tem o carisma de Dona Marina Lorenzo Fernandes Silva, com o mesmo tamanho físico e a mesma riqueza espiritual. Que mulher encantadora! Do lado dos homens, o professor Walter Francini, também de São Paulo, este parecido com o nosso Ducho, pessoa e voz, calma e bondade, tão companheiro como se estivéssemos vendo todos os dias vendendo revistas e livros na agência Thaís. Os dois, D. Elvira e Francini, claro que davam ao encontro, para nós, uma boa atmosfera mineira desta velha Montes Claros, coração robusto do sertão de Francisco Sá!
A caminho de Campinas, aproveitando o conforto do novo ônibus da Gontijo, o professor Antônio Félix, a Cynthia, o Juliano e eu já fazíamos as primeiras investidas, tentando antecipar quatro dias de tempo bastante agradável no mundo do esperanto. Félix e eu, mais experimentados, quase veteranos, já sabíamos o que iria acontecer. Carlos José, que viajava separado, e os outros, seriam iniciantes, com justa e natural curiosidade, própria dos novos. Medo de não entender? Medo de serem colocados à prova? Tudo normal...
Foi uma satisfação muito grande reencontra o velho Saraiva, o Adolfo Miranda, o mestre Nelson Pereira, o Dorini, o Xaxá Arruda, o Paiva, o colombiano Aragon, a Eleusa Varanda, a D. Nina, a D. Dayse, gente maravilhosa que vive separada e se ajunta pelo menos uma vez por ano, quando a ida a um congresso de esperanto virou obrigação. Como foi gratificante estar de novo ao lado do Dokoto Victor Sadler, o diretor da Universala Associo, que está passando uma temporada brasileira na fazenda Bona Espero, em Goiás! Sadler, um dos mais notáveis professores que já conheci, vive e fala o esperanto há vinte anos, dia e noite, sonhos e pensamentos completos na língua neutra e universal. É como se o esperanto fosse sua língua materna, natural, nativa. Na Inglaterra, na Holanda, em Nova Yorque, em Pequi, ou em Brasília, Sadler é o eterno esperantista.
Tudo muito bom, agradável, gostoso, o mais vivo exemplo de fraternidade. Uma só família, não importa a idade ou o grau de cultura. Em julho de 1985, em Belo Horizonte, novamente estaremos juntos. Por quatro dias, a capital mineira será a cidade da esperança!

 


AMAR
Wanderlino Crônicas
Wander Poesias
Ebooks
Academia de Letras
Aclecia
Automovel Clube
Charme
Elos Clube M. Claros
Esperanto
Espiritismo Online
Folclore Brasil
Fundacao Marina
História de M. Claros
História M. Claros
IHGMC
Links Espíritas
Literature
Montes Claros
Poema Virtual
Poetry Poem
Rotary Club
Tripod

Wanderlino
Wanderlino.net