Email

Webmasters:
Wanderlino Arruda
Djalma Souto




 

Professor é artista?

Wanderlino Arruda

Tenho certeza de que muitos colegas não gostaram quando eu disse, recentemente, num encontro de lingüistas, na UFMG, que o professor tem de ser, acima de tudo, um artista. Muitos se revoltam quando, pensando só no ordenado - sempre insuficiente - não vêem motivos par a desdobrar-se numa tarefa quase inglória, parte pela situação geral, parte pelo desinteresse da maioria dos alunos. Mas o que fazer senão gostar do que se faz e dar um pouco ou tudo de si para melhorar a situação geral? Quem deve ter maior juízo? São os jovens, os governos, ou os professores? Bom que fosse mos três juntos, mas, na impossibilidade, salvem-se pelo menos os mestres.

A lembrança do assunto devo ao trabalho da semana passada, feito pelo companheiro Benedito Said, em reportagem sobre aulas do Padre Aderbal Murta e de Baby Figueiredo Sobreira, na reciclagem de professores. Bons pensadores, abnegados ambos, falam os dois da muita experiência que têm no campo da educação, estudiosos e observadores sempre atualizados, a exemplo do que procura fazer também o Said, colega de muitas lutas a partir da Faculdade de Filosofia, no gostoso curso de Letras.

É realmente o professor agente de transformação social, agente de transformação do aluno. Cabe à escola modificar o jovem para melhor, trabalhando de tal forma que esta melhora venha de dentro para fora, uma espécie de auto-burilamento, quando todas as possibilidades de crescimento mental e moral numa eclosão espontânea, normal teria como guia o amor. É preciso buscar o interior do aluno, incentivá-lo na exteriorização de suas virtualidades, fazê-lo compreender da necessidade do esforço continuado, interessá-lo no progresso, deixar claro que o sucesso é fruto de ingente força de vontade aplicada a cada dia. Aprender não é somente receber conhecimentos, mas, também, incorporar aos conhecimentos através da reflexão, da disciplina mental bem dirigida.

Material humano, sensível, sujeito às mais variadas reações, o jovem não é um robô. É preciso que ele seja conduzido, passo a passo, para o gosto do aprimoramento, uma espécie de prazer diante do conhecimento. Cabe ao aluno, antes de tudo, sua própria avaliação. Mas, para que ele saiba fazer isso, conscienciosamente, é bom e necessário que tenha as condições de raciocínio bem orientadas pelo professor, não nos esquecendo de que, para Pestalozzi, "educar é desenvolver progressivamente as faculdades espirituais do homem". Educar é tirar do interior, e nada se pode tirar de onde nada existe, ou quando o existente fica eternamente adormecido.

A diferença entre o sábio e o ignorante, o justo e o ímpio, o bom e o mau, procede de serem, uns educados, outros não. Ao professor cabe a grande tarefa de provocar o surgimento da verdade. É sua a responsabilidade, ninguém pode fugir de uma missão tão natural e, até certo ponto, de natureza divina, pois, educar é salvar.


AMAR
Wanderlino Crônicas
Wander Poesias
Ebooks
Academia de Letras
Aclecia
Automovel Clube
Charme
Elos Clube M. Claros
Esperanto
Espiritismo Online
Folclore Brasil
Fundacao Marina
História de M. Claros
História M. Claros
IHGMC
Links Espíritas
Literature
Montes Claros
Poema Virtual
Poetry Poem
Rotary Club
Tripod

Wanderlino
Wanderlino.net