Email

Webmasters:
Wanderlino Arruda
Djalma Souto




 

O grande ditador

Wanderlino Arruda

Sinto muito, mas, não quero ser ditador. Não quero governar, nem conquistar ninguém. Desejo ajudar a todos – judeus, brancos e negros. Ajudar ao mundo todo, aos que iniciavam o grande processo de violência, aos que não tinham nunca enganado a ninguém, nem mesmo antes de assumir o poder. Queria ajudar aos que não respeitavam nem os direitos nem os deveres de ninguém, nem à fome dos famintos, nem à vergonha dos envengonhados. Será que todos nós, os seres humanos, somos assim? “Queremos viver para a felicidade. Não queremos o ódio e o desprezo entre as pessoas. Neste mundo há lugar para todos”. Há sim, há lugar para todos, mesmo para os que não comumgam pela nossa cartilha e que não andam pelo nosso caminho, e para os que não batem palmas para nossas palavras.
“O caminho da vida pode ser formoso e livre, mas, já perdemos a direção. Os apetites envenenaram a alma dos homens e nos têm levado à mistura e à matança. Desenvolvemos a velocidade, mas, nos perdemos nela. A máquina, que deveria criar nossa fortuna, criou a dependência. A sabedoria nos fez cínicos. A inteligência, duros e maus. Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humanidade, que de máquinas. Mais de bondade e ternura, que de inteligência. Em isso, a vida se torna violenta e tudo se perderá”. E até quando a violência será a tônica de quase todas as ações do homem, principalmente de quando os homens, dizendo-se iguais, querem ser mais iguais na própria violência? Até quando, Catilina? Até quando, o que só é mais forte porque está no poder, pisará no mais fraco, que tem de aceitar as suas condições?
“O avião e o rádio nos aproximam. A verdadeira natureza destes inventos fala da bondade do homem. Eles são um grito que apela à fraternidade universal, à união de todos. Neste momento, a minha voz alcança milhares de seres no mundo, milhões de desesperados: homens, mulheres e crianças. Vítimas de um sistema que tortura o homem e encarcera os inocentes. Quero dizer àqueles que me podem ouvir: não se desesperem. A miséria que caiu sobre nós vem da ambição e do ódio dos homens, que temem o progresso humano. Mas, o ódio passar, os ditadores morrerão, e voltará ao povo o poder que lhe foi arrebatado. A liberdade não morrerá enquanto os homens morrerem por ela”.
Quase meio século nos separa da mensagem de Charles Chapplin em “O Grande Ditador”, filme a que assistimos ainda no velho Cine São Luiz, exibido muitas vezes, creio que ainda durante a vida do maior dos ditadores do nosso século, Adolfo Hitler. Lembro-me muito bem a impressão que esse filme nos causou na década de cinqüenta, jovens estudantes cultores da liberdade no Grêmio do Instituto Norte Mineiro. Parecia o fim do mundo a própria escuridão do cinema, enquanto o filme era rodado. Em nossas cabeças, por outro lado, uma grande idéia de segurança quanto a tudo que o mundo já oferecia. A palavra livre, o sonho de desenvolvimento, a esperança de todos os jovens, pobres e ricos com todas as oportunidades pela frente. Foi um tempo bom, distante de fantasmas. No governo de Minas governava um homem com o coração do tamanho do mundo: Juscelino Kubitschek.
Tudo passa. Vai e volta a esperança. A idéia de liberdade nunca morre. Pobre de quem abusa do poder, direta ou indiretamente, porque a roda do destino tem sempre a mesma direção, e nunca deixa de voltar ao ponto de partida.


AMAR
Wanderlino Crônicas
Wander Poesias
Ebooks
Academia de Letras
Aclecia
Automovel Clube
Charme
Elos Clube M. Claros
Esperanto
Espiritismo Online
Folclore Brasil
Fundacao Marina
História de M. Claros
História M. Claros
IHGMC
Links Espíritas
Literature
Montes Claros
Poema Virtual
Poetry Poem
Rotary Club
Tripod

Wanderlino
Wanderlino.net