Email

Webmasters:
Wanderlino Arruda
Djalma Souto




 

El alma española

Wanderlino Arruda

Ouço EL ALMA ESPAÑOLA, de Marcelo Batista, composição de sua alta maestria musical e fico encantado, principalmente com o maravilhoso desempenho com a harmônica de boca. Imagino se existe alguém que domine ainda mais esse instrumento pequeno e de tantos e variados recursos. Parece-me que Marcelo Batista, um eterno apaixonado pela música, alcança o grau maior, num mimetismo impressionante, corpo e alma inteiramente mergulhados nas harmonias e ritmos. Nunca vi ou ouvi alguém fazer coisa igual, algo como um transe sensacional. Músico e instrumento, sentimentos e musicalidade, tudo num todo de se extasiar, uma unidade que não se desfaz da primeira à última nota. Uma só alma transformando minutos em eternidade, como se o tempo deixasse de existir, uma vida pequena pra extravasar sentimentos e amores recônditos e transparentes ao mesmo momento. Só a paixão, a entrega total, a vivência contínua com a arte e o instrumento poderiam fazer de Marcelo o gênio que fez.

EL ALMA ESPAÑOLA evoca séculos de experiência humana, individual e coletiva, num perpassar de paixões inolvidáveis que dilaceram e constróem os sentimentos humanos, numa costura de visões e sons atávicos de nunca se acabar. EL ALMA ESPAÑOLA é o grito da raça ibérica, orgulhosa mescla de celtas, godos, suevos, vândalos, e até de fenícios e gregos do passado, ou de árabes de sete séculos de conquista. É um anúncio e prenúncio de guerras, sangrentas batalhas, coloridas de sangue e areia de heroísmos, ataques e contra-ataques, trincheiras, avanços de cavalaria. É o percorrer de exércitos em densas florestas, vadeando rios que descem em cascatas ou remansam planícies, em definitivas buscas do mar grande.

EL ALMA ESPAÑOLA é Catalunha, é Andaluzia, é Valência, Castela Velha e Nova; é muito Sevilha e Madrid, Córdova e Guadalajara. É um alento e um suspiro de lindas malaguenhas, faceiras e formosas.

Imagino a imaginação de Marcelo Batista formulando idéias para a composição de EL ALMA ESPAÑOLA. Imagino a intensa alegria de uma volta espiritual ao cadinho de misturas raciais, que poucos povos no mundo conseguiram ter. Sinto com Marcelo a sua alma celtibera, mística, envolvente de amores e de lutas, menestrel de todas as harmonias e cantos em caminhos e descaminhos banhados pelo Guadiana e pelo Ebro, rios também da minha preferência. Imagino a alma andalusa de Marcelo viajando para encontro com as doces morenas queimadas de sol, nos vinhedos e laranjais imenos, cada qual mais envolvente nos quentes ritmos das castanholas. Imagino o pagem ou o cavaleiro andante, vassalo ou grão-senhor de todas as montanhas iluminadas de beleza e de ventos tão rápidos como os ginotes da conquista arábica, ou tão fortes como os elmos germânicos das falanges de Ruberico.

EL ALMA ESPAÑOLA em a densidade dos trigais maduros, a força do verde lindo dos canaviais, a destreza macha dos rebanhos monteses de Espanha. Tem o vermelho da terra e das alvenarias, tem o azul marcante dos céus de toda a península. EL AMA ESPAÑOLA é dia e é noite de festa. Tem o barulho das carruagens e o tinir das espadas. É gelo e é fogo ao mesmo harmonizar de sons. EL ALMA ESPAÑOLA é valentia dos homens e é carinho das mulheres, doces mulhers do Minho e do Douro. É guerra e é paz, dicotomia infinita da alma gitana, espanhóis ciganos de sentimentos nobres.


AMAR
Wanderlino Crônicas
Wander Poesias
Ebooks
Academia de Letras
Aclecia
Automovel Clube
Charme
Elos Clube M. Claros
Esperanto
Espiritismo Online
Folclore Brasil
Fundacao Marina
História de M. Claros
História M. Claros
IHGMC
Links Espíritas
Literature
Montes Claros
Poema Virtual
Poetry Poem
Rotary Club
Tripod

Wanderlino
Wanderlino.net