Email

Webmasters:
Wanderlino Arruda
Djalma Souto




 

Rotary Clube Montes Claros – Norte

Wanderlino Arruda

A primeira vez que ouvi falar do Rotary Clube Montes Claros-Norte foi pela voz educada e amiga de Nathércio França, acredito num mês de março de 1969, quando ele me convidou para fazer parte da lista de fundadores. Era Nathércio o encarregado, a pedido do Governador do Distrito 452, de tomar todas as providências para a organização do quadro de sócios e apresentação dos documentos, assim como do levantamento das possibilidades de serviços à comunidade pelo novo clube. Trabalho difícil, suado, mas nunca impossível para o dinamismo diplomático de Nathércio. A confiança nele depositada pelo Rotary Internacional seria, muito antes do tempo previsto, marcada do maior êxito, com o clube oficializado já em maio, com as primeiras reuniões no Automóvel Clube. Foi Benoni Mota o presidente provisório. Trinta e dois eram os sócios, representantes de quase todos os campos profissionais da cidade.

Lembro-me perfeitamente do zelo com que o Nathércio França ensinava aos novos companheiros toda a trajetória de trabalho que deveriam seguir, de forma a fazer do Rotary as possibilidades de firme prestação de serviços. O cuidado dele em semear a boa semente era tanto, sua sincera pregação de filantropia era tão grande, que muitos dos convidados preferiram afastar-se logo, nem chegando a oficializar a admissão. O Rotary Norte teria de seguir o exemplo de energia do Rotary Montes Claros, há quase três décadas campeão de progresso em todos os setores, decididamente um dos melhores clubes do País na década de cinqüenta. Estava lançado um enorme compromisso, iniciada uma entusiasmada luta.

Dos velhos companheiros do tempo de recebimento da carta constitutiva, dos muitos que trabalharam pela afirmação do clube na primeira fase, olho hoje a relação, e pouco mais posso ver que uma imensa saudade.

Quanta distância o tempo tem provocado! De uns, uma eternidade: Antônio Augusto Barbosa Moura, José Comissário Fontes e Ricardinho Francisco Tófani, há muito no Mundo Maior, deixando entre nós um incomensurável vazio. De outros, que a vida ainda nos faz companheiros, inclusive em outros Rotarys, uma vontade sincera de que voltem para o nosso convívio a cada semana, a cada dia de atividades, com um recomeço de alegrias. Tenho certeza de que a felicidade de ontem seria a mesma de hoje!

Em 1989, no mês de maio, o Rotary Clube Montes Claros-Norte estará comemorando seus primeiros vinte anos de atuação. Será uma oportunidade de relembrar, perfilando velhas histórias de Hermes de Paula, toda a tradição rotária dos Montes Claros, o mundo de trabalho realizado pelo bom companheirismo de várias gerações. Afinal, foi exatamente aqui o local de fundação do segundo Rotary Clube brasileiro, num sonho, que, sem dúvida alguma, muito deu certo.


AMAR
Wanderlino Crônicas
Wander Poesias
Ebooks
Academia de Letras
Aclecia
Automovel Clube
Charme
Elos Clube M. Claros
Esperanto
Espiritismo Online
Folclore Brasil
Fundacao Marina
História de M. Claros
História M. Claros
IHGMC
Links Espíritas
Literature
Montes Claros
Poema Virtual
Poetry Poem
Rotary Club
Tripod

Wanderlino
Wanderlino.net